Moda

sábado, 12 de novembro de 2011

Mobilização: Matinhos - litoral paranaense- está sendo engolida pelo mar

Hoje o assunto é mais sério. 

Para quem ainda não sabe, eu sou de Paranaguá, Paraná. Paranaguá faz parte do litoral paranaense, mas não possui praias. As praias ficam super perto da cidade- cerca de 40 minutos e são elas que precisam há muito tempo de ajuda e atenção. O foco do meu post é para o município de Matinhos + o balneário e Caiobá- que particularmente, são a mesma coisa, um único município, mas tudo bem.
Frequento essa praia desde que me entendo por gente e a cada ano que passa, vejo as coisas se agravarem. 

Bom, pelo que vejo, são 3 os maiores problemas de Matinhos: o primeiro, é o calçadão. Como toda santa praia, praia que é praia tem que ter um 'calçadão', né gente?! Mas o problema não é não ter calçadão, mas sim que ele está deixando de existir. Acredito que o principal fator dessa destruição seja as ressacas do mar e também por ser uma infraestrutura um pouco antiga que precisa de reforço. O calçadão está a cada ano menor, apresentando alguns pontos de proximidade com a Avenida Atlântica. 
Como vcs podem ver nessas fotos que peguei de alguns blogs:

Fonte: Bf Photo

Fonte: Pode Acreditar Matinhos(tem um post bem bacana, vale a pena clicar)

O segundo problema são os alagamentos causados por chuvas rápidas. Há anos que várias ruas, casas e garagens ficam alagadas por causa das rápidas tempestades de verão. Como tudo é super organizado, ano passado, bem no início da temporada (isso é ridículo, pois as autoridades têm o ano todo para arrumarem a cidade e deixam para fazer as obras na temporada. Acho que é para mostrar serviço) colocaram manilhas em algumas ruas e na Av. Atlântica. Bom, pelo menos na rua onde temos o apartamento, isso melhorou. Tenho fotos de alguns anos alagados, mas no momento não as encontrei. 

Fonte: Pode Acreditar Matinhos  (tem outro post super bacana, clica!)

E por fim, o terceiro problema é a falta de tratamento de esgoto. São poucos os esgotos que são tratados antes de serem lançados naquele 'riozinho' que atravessa várias ruas de Matinhos e cai diretamente na área de banho. Segundo o site da prefeitura, em 2009, eram 76,20% dos imóveis ligados a`rede coletora, em Matinhos. Mas , o que deveria ser feito era ter tubos que levassem esses resíduos para 'fora', afinal quando chove, os pontos impróprios para banho aumentam e os turistas acabam pisando nessa 'água' poluída, pois para não passar no esgoto, deve sair da areia e passar pelo calçadão... é triste isso.. e claro, haver um tratamento de esgoto 100% em todo nosso litoral.

Não achei uma foto precisa do 'rio do esgoto' que particularmente, chamo de 'rio da merda', rs
Mas achei uma foto de uma retroescavadeira alargando o esgoto. 


Se vc se mobilizou e quer que esse projeto de REVITALIZAÇÃO DA ORLA DE MATINHOS saia logo do papel, afinal está desde 2009 rolando por ai, deixe seu comentário, mande email para o blog (autenticasporopcao@hotmail.com) que juntos, vamos conseguir. 
Dentro de alguns dias, criarei um facebook para acelerarmos nossa reivindicação! 

Fica ai um blog bem bacana de ser lido: Pode Acreditar Matinhos

Nenhum comentário: